O quê procura?

Correção de Fator de Potência


A Correção do fator de potência através, principalmente, da instalação de capacitores tem sido alvo de muita atenção das áreas de projeto, manutenção e finanças de empresas interessadas em racionalizar o consumo de seus equipamentos elétricos.

Objetivando otimizar o uso da energia elétrica gerada no país, o extinto DNAEE (Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica), atualmente com a denominação de ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), através do Decreto Nº 479 de 20 de março de 1992 estabeleceu que o fator de potência mínimo deve ser 0,92.

Cuidado com o seu transformador – Ele pode te deixar na mão.

       Infelizmente temos observado que ainda hoje muitas empresas não têm dado a devida atenção aos seus transformadores. Não é tão raro em nossas visitas ver situações de pura calamidade, como vazamentos de óleo, buchas quebradas, sílica totalmente úmida, falta de placa de identificação e nenhum histórico de análise do óleo dos transformadores.
        Para essas empresas os adesivos colocados nas portas das cabines de força ou subestações, com as frases: "Perigo – Não entre" ou "Proibida a Entrada –Alta Tensão", ou "Perigo de Morte", estão sendo levados realmente ao pé da letra, ou seja, por esses dizeres os funcionários não adentram nesses locais e não executam se quer algum plano de manutenção, pondo em risco o seu equipamento elétrico.

Manutenção Industrial

Perfil do Profissional
O Tecnólogo em Manutenção Industrial planeja, mantêm e inspeciona sistemas elétricos e mecânicos industriais. Fundamenta-se nas tecnologias da eletricidade e mecânica, aplicando técnicas de intervenções seguras aos diversos processos industriais, inspecionando, prevenindo e corrigindo falhas, considerando a melhoria da qualidade, a garantia da saúde e segurança, produtividade e competitividade. Gerencia equipes, desenvolve manutenção preditiva, preventiva e corretiva, centrada na confiabilidade dos indicadores, propondo melhorias. Exerce suas atividades nos setores de manutenção e inspeção industriais, podendo ainda atuar em institutos e centros de pesquisa, órgãos governamentais, escritórios de consultoria, dentre outros.

Áreas de Atuação
- Planejar, manter e inspecionar sistemas elétricos e mecânicos industriais;
- Aplicar técnicas de intervenções seguras aos diversos processos industriais, inspecionando, prevenindo e corrigindo falhas, considerando a melhoria da  produtividade;
- Atuar no gerenciamento de  equipes, desenvolver manutenção preditiva, preventiva e corretiva, centrada na confiabilidade dos indicadores, e propor melhorias.

Competências
- Mantenedor de equipamentos industriais;
- Integrador de sistemas de manutenção industrial;
- Inspetor a execução de projeto ou montagem de sistemas industriais;
- Gestor de projetos de manutenção industrial;
- Gestor de sistemas de qualidade, atuando na área de metrologia;
- Supervisor de manutenção industrial;
- Consultor em tecnologias industriais;
- Assessor de planejamento empresarial na área industrial;
- Gerador de documentação de projeto a partir de sistemas implantados;
- Profissional de ensino e pesquisa em manutenção industrial;
- Representante técnico na área industrial;
- Gerente de equipes de trabalho em manutenção industrial.